5 Passos para uma Mudança de Carreira

Mudar é um dos maiores desafios para qualquer pessoa, e exige esforço, muitas vezes além daqueles que imagina que seriam possíveis para você.

Young woman using laptop sat on tree trunk in fore

E com certeza mudar de direção profissional, não é uma decisão fácil, mas é necessária para que o trabalho faça sentido na vida da pessoa.

Os profissionais de sucesso, não se fizeram ao acaso, não se limitaram a aceitar a situação, por isso, elaborei para você este artigo com cinco passos para orientar na mudança de carreira, para que a transição seja saudável e eficiente.

1. Defina o novo caminho

Exatamente, você deve definir a trajetória que a mudança de carreira irá percorrer, é importante que saiba onde deseja chegar, para que não siga pelo caminho que serve para qualquer um.

  • Existe um caminho para cada um, e você é quem define a direção.

A mudança de carreira é recomeçar, e não repetir as velhas coisas, permanecendo com os velhos problemas, e isso deverá ficar bem claro para você.

Aqui entra o planejamento da mudança, que deve ser documentado, com datas, estágios e feedbacks, por isso;

  • Estabeleça os prazos e o que deverá realizar;
  • O que deverá desenvolver em você para a nova carreira;

como-comecar-2016-com-pe-direito-blog-coquetel-fashion-1Importante! Você não precisa enfrentar a mudança de carreira sozinho, existem excelentes profissionais que poderão ajudar no processo de transição, como um Coach, um Mentor ou mesmo um Consultor de Orientação de Carreira. O importante aqui é que estes profissionais tenham histórias de sucesso com seus clientes. Aproveite esta ajuda para decisões mais acertadas.

2. Os novos propósitos serão os seus guias

Quais serão as premissas importantes para que a mudança seja sólida e lhe traga frutos na nova carreira?

E aqui entra o autoconhecimento. Saber sobre o que faz de melhor, qual seu talento, habilidade, ponto fortes e pontos fracos. O que facilita ou dificulta sua alta performance é um passo fundamental para realizar uma mudança consistente.

Além disso, a reflexão e o questionamento sobre os reais motivos da transição devem ser respondidos com clareza na sua vida.

3. O período de adaptação da nova carreira vai exigir organização financeira

Nem sempre terá a sorte de iniciar uma nova carreira com um bom salário, ou alto cargo, por isso as adequações a nova realidade financeira serão necessárias.

  • Faça uma reserva financeira de pelo menos 2 anos para a mudança de carreira, isso vai ajudar a evitar a pressão;
  • Esteja ciente que é um recomeço e o retorno financeiro, nem sempre é rápido.

4. Evite a procrastinação

Para sua nova empreitada é importante que se mantenha motivado, e que cumpra efetivamente tudo o que foi determinado no seu projeto inicial.

  • Nada melhor para a motivação do que ver as coisas acontecendo.
  • Aqui também, é importante ter parceiros, família, amigos apoiando e acompanhando seu progresso.

Entenda que a mudança de carreira leva tempo para as novas conquistas, mas elas apenas tardam, não falham.

5. Entenda as expectativas suas e dos outros

Com certeza o ânimo é essencial para a mudança de carreira e com ele suas expectativas novas e grandes, não se surpreenda com os muitos comentários do tipo : “…Mas você tem um ótimo trabalho porque mudar?” “Tá louco? Você vai deixar seu emprego a troco do quê?”

  • Nem sempre o ideal é divulgar seus planos, compartilhe com quem possa somar a sua decisão de mudar de carreira;
  • Se sua família ou amigos não te apoia nessa decisão, ou até apoia, mas não incentiva. Não se sinta magoado por isso. Essas pessoas te amam e não querem te ver sofrendo… Elas tem medo por você e por elas também. Por isso é importante ter um planejamento até para mostrar que você não está construindo castelos nas nuvens.
  • Ouça a opinião delas, mesmo que você não as considere, pode ser que quem esteja de fora da situação consiga enxergar uma faceta nova, ou diferente da sua que te ajudará a chegar até mais rápido e com mais tranquilidade onde quer.

A história de cada um é de cada um. Portanto se você já fez tudo isso e está se sentindo mais seguro com seus argumentos, planos e ações iniciais, dê o próximo passo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *