4 Formas de Planejar sua Vida Profissional

ssssss

Quem não deseja sucesso na vida profissional? Porque alguns o têm enquanto que outros garimpam, com desespero, e até com “armas e armaduras”? É o planejamento profissional a chave para ter êxito?

Sim são muitos questionamentos, mas de todos, o ato de planejar é o aliado em potencial de conquistas e sucesso para qualquer âmbito da vida, e profissionalmente não seria diferente.

No artigo de hoje, vamos pontuar 4 formas que devem ser consideradas com relevância para planejar a vida profissional, confira:

1.     Qual é a sua realidade?

Este é o primeiro passo e que não deve ser ignorado, pois é absolutamente necessário entender o que está acontecendo no mercado de trabalho e como você está inserido.

Não menos importante, identifique o que é mais importante para você profissionalmente, e que poderia chamar de sucesso profissional?

·        Excelente salário, mas ambiente que não percebe você?

·        Ganho satisfatório, mas existe o sentimento de que você faz parte de algo importante?

Você ainda tem uma terceira opção que é se sentir feliz com o trabalho que escolheu, e isso tem valor acima de qualquer índice ou cifra.

Identificar a sua realidade profissional é fazer o levantamento de todos os prós e contras da situação atual de trabalho e onde se deseja chegar, mas sem ignorar sentimentos, ambições, valores, enfim, considerar sempre a possibilidade de mudar de direção.

2.   Invista em você

A formação é imprescindível para planejar a vida pessoal, porém não é determinante, o êxito só vem com a mescla de vários fatores, que somados alavancam a carreira.

Não adianta, escolher a profissão pelo retorno financeiro, ou pela oferta, é necessário muito mais, ou seja, considera tudo o que é inerente a você.

·        O que só você sabe e como poderá aplicar este conhecimento;

·        As suas habilidades, que devem ser desenvolvidas permanentemente e continuadamente, pois nunca sabemos o suficiente, sempre há algo novo para aprender;

·        Formação técnica e qualificação consistente;

E também a construção da imagem profissional, que vai muito além do simplesmente saber fazer, é disponibilizar a hipótese de “se modificar”, e isso engloba desenvolver credibilidade, ou seja, você é o que consegue expressar com:

·        Comportamentos proativos e coerentes;

·        Hábitos positivos;

·        Postura em relação aos mais diversos assuntos;

·        Opiniões;

·        Ética.

A soma de tudo isso é o seu marketing pessoal, é sua essência como pessoa e como profissional.

3.   Conheça os seus objetivos não dos outros

Como planejar sua vida profissional, sem saber onde deseja chegar? Sair “atirando” para todos os lados é jogar ao vento as possibilidades, seja específico, mas não descarte alcançar o céu.

Não que deva ser prepotente, ou impetuoso, mas astúcia e clareza são pontos positivos para planejar a vida profissional.

Defina os pontos chaves de sua trajetória, elabore um plano de ação com mais de um caminho para chegar a cada pequeno objetivo, que se somam a sua proposta profissional.

Atenção! Estabeleça prazos para cada etapa, e se empenhe ao máximo para cumpri-los e se pergunte: Qual o real motivo para fazer o que deseja? Qual o seu real Por quê? Está fazendo porque quer ou porque é uma oportunidade do mercado?

4.   Conciliação

Sem persistência, nem mesmo o melhor plano ou o desempenho pessoal serão suficientes para conquistar o sucesso.

A vida profissional é soma e multiplicação, condiz a todos os aspectos da sua vida, é você e sua ligação com o mundo, não se pode separar a essência pessoal do lado profissional.

Foi-se o tempo em bastava ser bom operacionalmente, o novo mundo do trabalho exige novos critérios, como:

·        Solidariedade;

·        Saber conviver;

·        Disposição para aprender a aprender.

Cabe a você planejar sua vida profissional, maximize seu potencial, busque algo mais que salário, ou aquilo que um plano de carreira de uma empresa pode oferecer a você, busque sua realização plena como pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *