Gestão De Tempo – Um Fator Essencial Para Uma Carreira De Sucesso

Olá, vamos combinar que o assunto ”tempo” é muito importante no que diz respeito aos negócios. Não é à toa que o ditado se popularizou: “tempo é dinheiro”, por isso, para obter sucesso é preciso saber administrar o tempo. Pessoas que têm uma carreira de sucesso sabem organizar o tempo e cumprir os prazos. Já as pessoas que vivem atrasadas geralmente são frustradas com seu próprio desempenho e perdem credibilidade das demais pessoas.

É possível aprender como gerir seu tempo ao seu favor e assim, conseguir alcançar o sucesso almejado. Para saber como, continue lendo.

Equívocos com o tempo

Aproveitamos o tempo ocioso para descansar, mas tememos que o tempo passe, pois o passar dos anos significa que estamos envelhecendo. No entanto,

esta visão negativa a respeito do tempo é um equívoco e deve ser extinta, dando lugar a uma visão positiva.

Pois o erro está no modo como vivemos em função do tempo enquanto que deve ser ao contrário, ou seja, devemos utilizar o tempo para desempenhar nossas funções na vida. Isto significa saber administrar o tempo.

Outro erro é passar muito tempo ocioso, deixando tudo para “amanhã”, deixar de planejar fazendo com que não consiga ser pontual, acumular notas, contratos, papeis, pastas. Ou seja, o maior erro de carreira é postergar e esta conduta traz frustrações ao profissional.

Como o tempo se relaciona com o sucesso da carreira?

O tempo é um fator que compõe o dia-a-dia em todos os aspectos da vida. Vivemos em função do tempo, mas quase nunca percebemos. Contamos as horas, os dias, os meses e os anos, dividimos as situações e etapas da vida através do tempo, mas nem sempre conseguimos aproveitá-lo em nosso favor.

É neste ponto em que o tempo se relaciona ao sucesso da carreira, isto é, quando a pessoa sabe aproveitar o tempo, ela consegue obter mais sucesso, consegue atingir mais objetivos e realizar mais sonhos, sem que as energias esgotem no final do dia.

Aproveitar o tempo significa saber gerenciar as horas e os dias para realizar todas as atividades profissionais necessárias.

Então como gerenciar o tempo a favor do sucesso?

Já vimos que devemos administrar o tempo a nosso favor e deixarmos de ser refém dele. Para conseguir mudar isso, vou te dar algumas dicas, as quais eu elenquei logo abaixo:

  • Organize o tempo: faça listas, planilhas, esquemas mentais para organizar as horas e os dias, destinando cada momento e cada dia para realizar determinadas tarefas profissionais, não se esqueça de organizar as demais tarefas do seu dia-a-dia, para que estas não se atropelem entre si;

Exercite-se: muitas pessoas deixam de cuidar da própria saúde alegando não ter tempo para ir à academia ou para preparar um alimento saudável, mas a verdade é que falta organização. A dica anterior te possibilita tempo para cuidar da sua saúde, o que contribui com a disposição e bem-estar para se dedicar;

  • Levante prioridades: ao organizar seus horários, estabeleça as prioridades e as atividades que levam mais tempo, separando as horas mais disponíveis para estas questões e disponibilizando outros horários para resolver assuntos mais práticos;
  • Cumpra os prazos: com organização, o cumprimento dos prazos serão possíveis, sejam estes relativos à entrega do trabalho como à pontualidade nas reuniões, por exemplo.

Aspectos do tempo que levam ao sucesso

Quando o profissional consegue gerir seu tempo, conseguindo concluir tudo o que se propõe, ele automaticamente ganha credibilidade, este aspecto leva o profissional a obter sucesso na carreira, pois com isso surgirão novas oportunidades de negócios e indicações.

Com o tempo bem aproveitado, a produtividade aumenta, isto é, se o profissional gerenciar o tempo, ter disciplina e dedicação a produtividade será maior e claro, o lucro é proporcional.

O profissional bem-sucedido em relação ao tempo, evita frustrações, se torna uma pessoa realizada profissionalmente e isto reflete na vida pessoal.

Uma carreira bem-sucedida é construída com os aspectos relacionados ao tempo, por isso, comece já a se preocupar com a gestão do tempo e assim, vai adquirir credibilidade, dedicação, produtividade, disciplina e realização.

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Kátia Vega
Coach de Carreira

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