Como encontrar vagas no Linkedin e em outras redes sociais

Você bem sabe que muitas oportunidades de trabalho da atualidade são encontradas através da internet.

Ela é sem discussão, uma das fontes mais consistentes de ofertas e propostas e trabalho e você deve aproveitar isso a seu favor.

Um dos canais popularizados para ofertas de trabalho é o Linkedin, lá e em outras redes sociais, diariamente são apresentados ofertas de trabalho muito interessantes e que você também poderá concorrer.

Mas não adianta simplesmente enviar seu currículo, é interessante considerar alguns detalhes para aumentar suas chances de seguir em frente no processo de seleção e melhor ainda de contratação.

00005

Utilize os filtros, ao contrário do que pensa, eles ampliam possibilidades

A filtragem é imprescindível para encontrar realmente quantas oportunidades estão disponíveis para sua pretensão, é um visão global do que está sendo oferecido.

Como as publicações são diárias, a densidade é grande o que acaba prejudicando sua pesquisa de vagas, logo selecionar aquelas que se encaixam com o que busca é o ideal.

E a partir daí você envia seu currículo.

0006

Como utilizar os filtros?

No Linkedin, por exemplo, você irá encontrar vários tipos de filtros, entre eles:

  • Data de publicação
  • Local;
  • Palavras-chaves;
  • Remuneração;
  • Segmento

Selecione o ideal para você. Concorda que fica difícil se candidatar para uma vaga no Sul do Brasil se você está na região Sudeste, ou para alguma oportunidade que exige proficiência em inglês quando você apenas sabe dizer um “olá”?

Utilizando os filtros, você ganha tempo e maior índice de acertos.

Observe as datas de publicação

Muitas vagas, mesmo após serem preenchidas permanecem no rol de oportunidades, é sempre importante verificar sua disponibilidade.

Da mesma forma que segmentar sua busca pelas exigência da vaga facilita e aumenta suas chances, pois a grande maioria das empresas observa a experiência e conhecimento mínimo do candidato.

Você está participando dos grupos para criar seu networking?

Sim o marketing pessoal é o seu jargão mais poderoso para garimpar ótimas oportunidades, expresse suas habilidades, interaja nas mídias certas, mantenha o foco naquilo que busca.

E como fazer isso?

  • Elabore adequadamente seu currículo;
  • Mantenha seus status atualizado, pelo menos a cada 3 dias declare algo novo;
  • Elabore mensagens de conexões personalizadas a fim de que o outro se interesse por você;
  • Valorize toda sua trajetória profissional, não apenas ou necessariamente seu último trabalho;

E quando se projetar para as mídias, tenha em mente o seguinte:

Quando um empresa se interessar por você, ela vai além do seu perfil no Linkedin, vai querer saber mais, então seja sempre transparente e conivente em todos os seus perfis, principalmente:

  • Mantenha-se ativo, buscando informação e conhecimento;
  • Provoque debates nos grupos de mídias que frequenta;
  • Amplie e “cuide” de sua rede de relacionamentos, considerando a velha insígnia “me diga com quem andas que eu te direi quem és”, ou seja, siga opiniões com valor, princípio e construção;
  • Seja coerente e conciso nas opiniões;
  • Seja ético sempre.

0008

E sobre seu perfil público e profissional: não esqueça que centenas de pessoas e empresas poderão visualizá-lo!

Participar dos grupos, seja no Linkedin ou em outra plataforma, além de trocar experiências e manter seu perfil em dia e ativo, você também poderá ver as vagas publicadas pelos outros participantes

As empresas buscam profissionais que interagem com o mundo virtual, siga aquelas que despertam o seu interesse, fique atento pois a qualquer momento poderá surgir uma ótima oportunidade para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *