Como Desenvolver O Planejamento De Carreira E Sucesso Profissional?

Olá, Atingir sucesso profissional é o sonho de muita gente, no entanto, pode ser frustrante olhar para sua vida e perceber que o âmbito profissional vai de mal a pior. Lidar com alguns tipos de chefias pode desencadear estresse e algumas doenças, além dos sentimentos de incapacidade, obrigatoriedade e falta de realização pessoal.

Para evitar todas as desvantagens de uma vida profissional frustrada, é preciso se concentrar e focar no que é interessante para você, sabendo aquilo que quer, fica mais fácil conquistar uma carreira realizadora.

Neste texto eu vou te contar o que você pode fazer para ter êxito profissionalmente, conseguir ter prazer no trabalho. Para saber isso e mais detalhes, continue a leitura…

  • O que é preciso para mudar de vida

Muita gente está vivendo uma fase difícil, passando por problemas financeiros, problemas com o chefe, com colegas, enfim, o trabalho quando não é prazeroso, por melhor que seja o pagamento, a pessoa sente que não compensa.

Para mudar a vida profissional, isto é, conseguir abandonar uma rotina desgastante, frustrante, que não compensa, pode parecer difícil, mas o

primeiro passo é querer. No momento em que você percebe este tipo de situação, você passa a considerar novas possibilidades e almejar o sucesso profissional. É a partir de um sonho que se concretiza a realidade.

Outro passo é a decisão. São nos momentos de dificuldade que encontramos novos gatilhos e força para tomar decisões revolucionárias.

O terceiro passo, isto é, você almeja e já está decidido a concretizar seus sonhos, então o que resta é planejar. Fazer um planejamento de carreira é fundamental para atingir os objetivos, é sobre isso que irei falar logo a seguir, acompanhe!

  • O que é planejamento de carreira

Planejamento de carreira é um conjunto de objetivos e metas traçados sob uma perspectiva de tempo. Trata-se de delimitar um prazo para atingir algumas metas. Com o planejamento de carreira, é possível alcançar mais facilmente o próximo degrau.

Trata-se de organização, quando a situação é esboçada em forma de planos, tudo fica mais claro, mais possível, além de aumentar a motivação. De forma contrária, a pessoa pode se manter no escuro e jamais atingir o tão esperado sucesso profissional.

  • Como desenvolver um planejamento

Pegue o papel e a caneta ou mesmo no computador, esboce um esquema contendo os objetivos os quais você pretende alcançar. A partir disso, trace metas, mas elas devem ter fundamento, isto é, deve ser algo de que realmente você deseja e provavelmente em longo prazo vai continuar desejando.

É interessante explicar que as metas se relacionam com os objetivos que você quer alcançar, para chegar a um objetivo você deve trilhar um caminho, este caminho é repleto de metas. Por isso, as metas devem seguir uma lógica de acordo com o objetivo.

Coloque, então, um prazo para realizar as metas, por exemplo, um ano, três anos, cinco anos. É preciso, também, estabelecer estratégias que te levam ao alcance de tais metas.

Uma vez que o planejamento esteja pronto, de forma bem pensada, só resta colocar e prática. A seguir, verifique algumas dicas para a realização dos seus planos.

  • Ação é o caminho do sucesso profissional

Não basta deixar no papel, escondido na gaveta. Para que o sucesso profissional aconteça, não basta torcer, você deve agir! Veja as dicas que eu preparei para você não perder o foco e seguir seu plano de carreira:

  • Perseverança: muitas vezes o que você planeja pode não ser alcançado dentro do prazo esperado, isto pode acontecer muito frequentemente, mas a dica é não desistir;
  • Calma e Paciência: aja, mas aja com calma, sempre pensando e raciocinando, pisando no território conscientemente. O desespero pode atrapalhar o alcance das metas;
  • Revisão: trace um período para rever seus planos e aceite as mudanças que possam acontecer, mas de forma ponderada, não pode mudar tudo sempre;
  • Comemore: sempre que realizar uma meta, celebre, pois isto ajuda na motivação.

Portanto, para atingir sucesso profissional é preciso querer, decidir e planejar. Após estes passos primários, é preciso colocar em prática, através das dicas que eu te dei, tenho certeza que sua carreira bem-sucedida será conquistada!

Deixe o seu comentário abaixo, será um prazer ler e conhecer você!

Kátia Vega
Coach de Carreira 

2 Comentários


    1. Oi Januário,
      muito obrigado por ter gostado do conteúdo! Espero ter ajudado!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *