5 Erros Que Podem Destruir Uma Carreira Profissional

Olá, neste artigo a dica é sobre carreira profissional! É muito importante saber o que fazer para construir uma estrada profissional bem sucedida, mas na prática, é comum que ocorram algumas falhas, algumas inevitáveis e superáveis, outras tão prejudiciais que podem destruir uma vida profissional.

Muitas vezes cometemos erros profissionais sem nem mesmo ter a noção de estar cometendo ou mesmo acreditando estar acertando. No entanto, infelizmente, tais crenças podem te levar ao colapso da sua carreira.

Para descobrir como evitar estes erros e esta catástrofe, continue lendo o texto, você vai conferir os cinco piores erros a serem evitados.

Ignorar as ferramentas disponíveis da carreira

O primeiro erro é quando o profissional descarta as possibilidades de utilizar diferentes técnicas e métodos disponíveis na tecnologia e da própria área profissional.

Isto é, em todos os âmbitos de carreira surgem sempre novas formas de resolver as questões, de se comunicar, de se divulgar.

Eu preparei uma lista de exemplos destas ferramentas que geralmente são descartadas, mas que merecem atenção, confira logo abaixo:

A tecnologia da informática: esta disponibiliza milhares de funções para realizar marketing, divulgação, para se informar, para fazer networking, para resolver serviços de banco, para se comunicar com sócios, por exemplo, enfim, mas muitas vezes é utilizada superficialmente;

Conteúdos: são diversos os cursos e palestras de todas as áreas profissionais, que acontecem no mundo inteiro e várias vezes no ano, mas muita gente após concluir a formação deixa de buscar atualização e este é um erro grave, pois o mundo se renova frequentemente;

Feedback: há diversas ferramentas organizacionais que auxiliam na melhora de aspectos deficientes na dinâmica do trabalho, através do feedback e avaliação de desempenho é possível melhorar os resultados, mas a maioria das empresas, inclusive as pequenas, ignoram estes instrumentos.

Não se dedicar 

O segundo erro é a falta de dedicação, muitos profissionais começam empenhados, mas perdem o interesse em continuar se dedicando para fazer dar certo e passam a fazer apenas o mínimo possível, este com certeza é um erro muito comum e assola profissionais de todos os níveis.

Não ter palavra

O terceiro erro, por sua vez, está no que tange a pessoa que não tem palavra, ou seja, não cumpre com suas promessas, propósitos e compromissos. Este erro também é comum, pois as pessoas costumam se levar por momentos, firmando compromissos baseados na emoção, fazendo com que assim que seu humor se mostre alterado, mude as opiniões e deixe de cumprir com a palavra, perdendo – então – a confiança e o respeito dos demais.

Não melhorar a comunicação

Há pessoas que têm o dom da oratória, sabem se expressar, são proativas e conseguem iniciar diálogos facilmente, isto abre muitas portas na carreira, mas há pessoas que possuem dificuldade em se comunicar, este não é erro em si.

O quarto erro está em se conformar com a dificuldade e utilizá-la como justificativa do insucesso ao invés de buscar alternativas para mudar a realidade.

Ser passivo

Há diversos motivos que levam o profissional a deixar de ir atrás do sucesso, seja por falta de motivação, de confiança, seja por medo ou timidez. O que importa é que qualquer seja o motivo que te impede de ser ativo e fazer acontecer, deve ser superado.

Então, o quinto e último erro que pode destruir a carreira é esperar que os resultados batam à porta, que os clientes te descubram, que a credibilidade e o reconhecimento se desenvolvam sozinho.

Por isso, é preciso que o profissional seja ativo e tenha controle da própria jornada e assim irá construir o sucesso e não destruir.

DICA:

Tendo consciência dos riscos e evitando estes erros que podem te destruir, automaticamente, você acerta e começa a perceber resultados cada vez maiores na sua profissão. Por isso, comece agora a avaliar o que você tem feito em relação à sua carreira e passe, então, a acertar e crescer.

Compartilhe abaixo com a sua opinião sobre o tema proposto hoje,

Kátia Vega
Coach de Carreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *